O objetivo de utilizar histórias para discutir questões de
valores, é aproximar os alunos de um mundo de faz de conta em que eles possam
pensar nas situações das histórias e compará-las com situações vivenciadas
pelos mesmos.
Assim eles poderiam pensar em suas atitudes quando fizeram
algo errado ou não muito legal e refletir sobre elas.
As histórias trabalhadas foram: A Bruxa Salomé, Os Sete
Cabritinhos e o Lobo, Maria vai com as Outras, Patinho Feio e o Jovem Pastor e
o Lobo. A cada história lida, contada ou assistida, foram levantadas situações
consideradas erradas, como o de desobediência, roubo, brigas, xingamentos e
ridicularizações, mentiras e fazer aquilo que não é certo porque o colega fez.
Baseando-se nestas questões os alunos discutiram o que é certo e errado, o que
poderia ser feito ao invés de tomar uma atitude considerada errada, mesmo que
justificada.
No segundo momento do projeto, os alunos produziram um
livro, na qual foi desenhado um acontecimento relevante de cada história e
procurado uma solução para o problema, algo que poderia ter sido feito para ter
evitado ou corrigido a situação.
Na história “A bruxa Salomé” foram encontradas várias
soluções, mas a que mais chamou a atenção foi a da aluna Isabelle, que desenhou
a bruxa má de um lado e do outro lado a bruxa ao invés de transformar as
crianças em comida, a bruxa fez a comida
e deu para as crianças.
Na história “Os sete cabritinhos e o Lobo” os alunos Saymon
e Nicolly disseram que a mamãe cabra teria que ter ligado para a polícia em vez
de ter ido brigar com o infrator.
Na história “Maria vai com as outras” os alunos Gabriel e
Nicolly, desenharam cada ovelha na sua casinha, onde cada um devia de cuidar de
si e não imitar os outros.
Com a história do “Patinho Feio” o aluno Breno arrumou a
solução de fazer carinho no patinho ao invés de xingá-lo e rir dele só porque
ele era diferente, e a aluna Raika desenhou o patinho brincando com outro
patinho.
E na história do “Jovem Pastor e o Lobo” a aluna Thayna
disse que o menino tinha feito errado, mas que ele deveria se arrepender e ir
pedir desculpas.
Ao final do projeto os alunos puderam socializar, discutir e
compartilhar suas idéias, tendo como resultado mudanças de atitudes dos
próprios alunos, melhorando desta forma seus relacionamentos com os colegas, e
mesmo com o projeto concluído ainda é possível diante de alguma situação de
conflito trazer as histórias a tona e fazer os alunos comparar suas atitudes
com a dos personagens e assim refletir sobre as mesmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.