sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prof(a) Marinês utilizou histórias para discutir questões de valores com os Alunos do 1ºano (2013)


O objetivo de utilizar histórias para discutir questões de valores, é aproximar os alunos de um mundo de faz de conta em que eles possam pensar nas situações das histórias e compará-las com situações vivenciadas pelos mesmos.
Assim eles poderiam pensar em suas atitudes quando fizeram algo errado ou não muito legal e refletir sobre elas.
As histórias trabalhadas foram: A Bruxa Salomé, Os Sete Cabritinhos e o Lobo, Maria vai com as Outras, Patinho Feio e o Jovem Pastor e o Lobo. A cada história lida, contada ou assistida, foram levantadas situações consideradas erradas, como o de desobediência, roubo, brigas, xingamentos e ridicularizações, mentiras e fazer aquilo que não é certo porque o colega fez. Baseando-se nestas questões os alunos discutiram o que é certo e errado, o que poderia ser feito ao invés de tomar uma atitude considerada errada, mesmo que justificada. 

No segundo momento do projeto, os alunos produziram um livro, na qual foi desenhado um acontecimento relevante de cada história e procurado uma solução para o problema, algo que poderia ter sido feito para ter evitado ou corrigido a situação.
Na história “A bruxa Salomé” foram encontradas várias soluções, mas a que mais chamou a atenção foi a da aluna Isabelle, que desenhou a bruxa má de um lado e do outro lado a bruxa ao invés de transformar as crianças em comida,  a bruxa fez a comida e deu para as crianças.



Na história “Os sete cabritinhos e o Lobo” os alunos Saymon e Nicolly disseram que a mamãe cabra teria que ter ligado para a polícia em vez de ter ido brigar com o infrator.




Na história “Maria vai com as outras” os alunos Gabriel e Nicolly, desenharam cada ovelha na sua casinha, onde cada um devia de cuidar de si e não imitar os outros.




Com a história do “Patinho Feio” o aluno Breno arrumou a solução de fazer carinho no patinho ao invés de xingá-lo e rir dele só porque ele era diferente, e a aluna Raika desenhou o patinho brincando com outro patinho.  


E na história do “Jovem Pastor e o Lobo” a aluna Thayna disse que o menino tinha feito errado, mas que ele deveria se arrepender e ir pedir desculpas.

Ao final do projeto os alunos puderam socializar, discutir e compartilhar suas idéias, tendo como resultado mudanças de atitudes dos próprios alunos, melhorando desta forma seus relacionamentos com os colegas, e mesmo com o projeto concluído ainda é possível diante de alguma situação de conflito trazer as histórias a tona e fazer os alunos comparar suas atitudes com a dos personagens e assim refletir sobre as mesmas.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.