A fim de dar continuidade ao projeto de geografia realizado no primeiro bimestre os alunos se
envolveram em momentos de observação e registros. Com a intervenção da
professora construíram e elaboraram maquetes e desenhos de plantas
desenvolvendo assim alguns conceitos geográficos.
O trabalho se iniciou através da observação de um objeto
(troféu), neste momento os alunos teriam que observá-lo a sua frente e fazer um
desenho do que viam.
Em seguida o objeto foi colocado no chão e os alunos foram
convidados a observá-lo de cima, fazendo um desenho novamente e percebendo a
mudança que ocorre quando se observa algo por um ângulo diferente.
No segundo momento, a sala de aula foi o objeto de estudo,
após os alunos a observarem a professora solicitou que eles voltassem a seus
lugares e respondessem a algumas questões. Primeiramente foi trabalhado as
questões de lateralidade (lado esquerdo, lado direito, frente, atrás), então
iniciaram-se as perguntas na qual os alunos deveriam indicar com os braços e dizer qual a posição de determinados objetos da sala (janela, porta,
armário, quadro, etc.).
Após a observação e exploração da sala, os alunos teriam que
responder novamente a mais algumas questões, só que agora por escrito. E
finalmente através de um desenho registrar tudo o que tinham observado e
compreendido no ambiente da sala de aula.
O desafio agora seria fazer com que os alunos se vissem
olhando a sala de aula de cima, qual a visão que teriam e como interpretariam
esta paisagem. Para que isto fosse possível, a professora construiu uma maquete
da sala de aula para que eles pudessem observá-la de cima e desenhá-la (planta
baixa).
Com seus desenhos prontos, após várias tentativas até que
conseguissem compreender como deveriam desenhar a sala, já que muitos ainda
sentiram dificuldades desenhando-a como se a estivessem vendo de frente. A
professora trouxe um desenho pronto da planta da sala, onde puderam comparar
seus desenhos com o mesmo e completar a legenda que relacionava os objetos da
sala com o desenho. E para encerrar esta etapa, os alunos pegaram seus dois
desenhos (da sala vista de frente e de cima) e compararam um com o outro
percebendo a diferença entre ambos.
A terceira etapa do projeto foi explorar o ambiente escolar,
após um passeio pela escola observando-a, os alunos foram colocados diante a
mesma para que a desenhassem vendo-a diante de seus olhos.
Para desenhar a planta da escola, do mesmo modo que na sala
de aula, os alunos puderam observar a maquete da escola e a imagem da escola
vista em satélite.
Encerrando o projeto, os alunos tiveram que realizar um
trabalho para avaliação do mesmo, com auxilio de seus pais fizeram uma maquete
ou um desenho da planta de suas casas.
Seus trabalhos foram expostos na escola para apreciação e analise, onde
os próprios alunos tiveram a oportunidade de comparar os desenhos com as
maquetes.
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