terça-feira, 23 de abril de 2013

Prof(a) Marinês Divulga seu Projeto "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA" com os Alunos do 1ºano (2013)

O projeto sobre alfabetização cartográfica teve como objetivo explorar os espaços de convívio dos alunos, desenvolvendo conceitos sobre percepção espacial, lateralidade, proximidade, continuidade de linhas e superfícies. Para isto foi criado condições para que o aluno pudesse ler o mundo e perceber nele lugares, paisagens através de brincadeiras, observações, registros e análises.

Na primeira atividade foi realizado a brincadeira do sabonete de papel, na qual os alunos fizeram um bolinha de papel de sabonete e tiveram que lavar partes de seu corpo que a professora solicitava: ex.: braço direito, perna esquerda. Depois foi o momento de lavar o colega e por último lavaram partes do corpo do boneco de craft que está exposto na sala.

Em seguida a professora pediu para os alunos fazerem um círculo, e colocarem seus sapatos do pé direito no centro do círculo, no momento em que a professora falasse a palavra “Já” os alunos podiam pegar seu calçado e colocá-lo no pé, para dar mais ânimo foi proposto um desafio e o último que conseguisse colocar o calçado no pé pagaria um mico.


A última brincadeira foi a com o dado na malha, os alunos iriam jogar o dado e seguir a ordem da professora, que além de identificar o número deveriam saber o caminho a percorrer. Ex: o dado deu o número três, e a professora sugeriu lado direito, o aluno teria que pular três quadrados do lado direito.


A próxima etapa do projeto era o de reconhecer e explorar os caminhos percorridos pelos alunos no seu dia a dia, então a professora levou os alunos para a sala de informática a fim de mostrar para eles, através da ferramenta do Google Maps o lugar onde moravam, seu bairro e sua rua.


Em seguida apresentou a eles o mapa de Joinville, mostrando onde ficavam os bairros em que moravam. E solicitou que desenhassem o caminho que faziam quando vinham para escola, um mapa de suas casas até a escola.










 Para concluir esta etapa, foi realizada a brincadeira do “Caça ao tesouro”, onde a professora escondeu no pátio da escola um tesouro e os alunos deveriam ir procurar pelo mesmo. A criança que achou teve a oportunidade de esconder novamente o tesouro para que os colegas procurassem, sempre utilizando as coordenadas “está quente” ou “está frio”. Após a brincadeira foi sugerido aos alunos que fizessem um mapa do tesouro, mostrando o caminho que tinham feito até o tesouro.
 










A etapa seguinte foi explorar a sala de aula, no primeiro momento os alunos fizeram o desenho da sala sem intervenção, depois socializaram seus desenhos com os colegas, que deveriam identificar nos desenhos algo que tinha na sala e estaria faltando nos desenhos.










 A professora mostrou aos alunos algumas imagens de satélites, para comparar como as imagens ficam vistas de lado e como elas mudam ao serem vistas de cima, foi apresentado além de outras imagens, a imagem da cidade de Joinville e da escola. Após discutir e observar todas as imagens, a professora pediu para que os alunos se imaginassem olhando a sala de aula do teto, imaginando como a sala ficaria, e desenhasse a sala. Para depois poder comparar seus primeiros desenhos.













Para encerrar o projeto a professora entregou discos em três tamanhos, onde os alunos deveriam fazer o desenho da cidade de Joinville, do bairro Itaum e da escola, e colocar um dentro do outro, observando as seguintes questões: se Joinville é a cidade seu desenho deveria ser no círculo maior, o bairro no círculo do meio e a escola no pequeno, e a escola teria que ser colocada dentro do bairro e o bairro dentro da cidade.
Com o desenvolvimento do projeto pode-se perceber que a grande maioria dos alunos compreenderam o seu espaço vivido, mas ainda é preciso retomar o projeto para que haja uma melhor leitura do espaço e de suas relações.








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