quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A Professora Marinês apresenta o Projeto "Historia de minha casa, meu lar, minha família."

O objetivo do projeto foi estudar a casa em dois aspectos: como um lugar com uma história que os abriga e como um lar onde se convive com pessoas, nas quais são os integrantes da família. Percebendo, desta forma que o conceito de casa vai além das estruturas, passa a ser um ambiente de convívio com outras pessoas, que são muito importantes e merecem respeito e amor.

O projeto foi dado inicio com a leitura do texto “Casas” de Roseana Murray, que fala a respeito dos diferentes tipos de casas, e com uma roda de conversa para socializar os conceitos que os alunos trazem da palavra “casa”. 
Em seguida foi entregue aos alunos um questionário para que seus pais respondessem. Com os questionários em mãos foi possível dar continuidade e nortear todo o projeto.
A primeira parte do questionário descrevia as questões estruturais das casas dos alunos. Os alunos estudaram os aspectos dos diferentes tipos de moradia através de pesquisas da internet e uma atividade de colorir.
O próximo passo foi a construção de suas casas através das figuras geométricas (casa, apartamento) e de um gráfico com os tipos de moradia dos alunos (alvenaria, mista ou madeira), ambos ficaram expostos na sala durante todo o projeto. 

Se tratando da história das suas casas, buscou-se entender o conceito de casa alugada e casa própria. Os alunos falaram o que sentiram ou acharam quando se mudaram para uma nova casa e também a respeito da construção ou reformas das mesmas, suas palavras foram anotadas e estudadas.

Com o intuito de explorar mais este assunto, foi sugerido aos alunos que fizessem um mosaico das casas, simulando uma construção e reforma das mesmas. Agora com as casas prontas, puderam expressar seus sentimentos em relação a atividade e registrar no quadro palavras que descreviam o que tinham feito.
Com a ajuda dos colegas e da professora foi feito a correção das palavras, percebendo se as mesmas poderiam ser escritas de outra maneira que poderia ser a maneira mais “correta”.
A segunda parte do questionário trouxe o conceito de: “casa, um ambiente em que se vive e se convive”. Neste momento os alunos puderam falar sobre suas famílias, com quem moravam, desenhar suas famílias em suas casas, montar um painel de fotos com pessoas que fazem parte de seu cotidiano. Também através de brincadeiras (coelho sai da toca) enfatizar os espaços que dividem com essas pessoas e o respeito que se deve ter a elas.

Trabalhar a profissão também foi um dos objetivos deste projeto, como algo necessário e importante na sociedade. Para isto, foi apresentada aos alunos a profissão de seus pais ou parentes, pesquisado e montado um painel com diferentes profissões e questionado aos mesmos quais as profissões que gostariam de ter quando crescer.

Por meio de desenhos e apresentações puderam socializar com seus colegas quais os seus desejos e registrar em uma lista com os nomes dos mesmos. 

Como toda boa família tem também seus momentos de lazer, os alunos puderam desenhar os lugares em que mais gostam de ir com sua família nos fim de semana e feriados e em grupo dramatizar algumas situações vividas.

Para concluir o projeto os alunos foram levados a sala de vídeo, lá assistiram a todo o desenvolvimento do projeto, as dramatizações, as atividades que realizaram e a um vídeo com a música “É bom ter família”, compreendendo então a importância de se ter uma família e de suas casas como um lar.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.